Nossos Serviços

Confira abaixo nossas especialidades, o que fazemos de melhor em relação a gestão educacional.

O Plano de Carreira é um instrumento de valorização do magistério e de proteção aos docentes e dos funcionários técnico-administrativos, além de possibilitar a retenção de talentos, constituindo-se, também, em importante elemento de estímulo ao ingresso na carreira e ao contínuo aperfeiçoamento profissional e pessoal. Sua implementação nas instituições de ensino superior reflete beneficamente na qualidade dos cursos oferecidos, propiciando o aprimoramento do processo educacional e, em sentido mais abrangente, contribui para o avanço da área de Educação como um todo.

A legislação fornece elementos que permitem assegurar a necessidade de implantar Planos de Carreira nas instituições que ministram ensino superior, qualquer que seja a sua natureza. Nossos serviços envolvem a elaboração, implantação, enquadramento e acompanhamento do processo de homologação no Ministério do Trabalho e Emprego.

A evolução da EaD nos apresenta marcos históricos definidos pelas novas possibilidades de comunicação oferecidas com os avanços da tecnologia (rádio, televisão, internet em complementação aos materiais impressos).

A utilização destas mídias define propostas diversificadas de ensino, com formas cada vez mais integradas e abrangentes. Essa modalidade de educação exige planejamento, disciplina, pesquisa, flexibilidade, colaboração, comunicação, entre outras habilidades e competências. Assim, é fundamental planejar a oferta de EaD, desde o cumprimento da legislação específica para a criação de cursos e programas até a implantação dos procedimentos oficiais de Credenciamento de Instituição, autorização de curso, projeto pedagógico do curso, além de infraestrutura apropriada, verificação e orientação para instalação de pólos.

Assessoria na formalização do pedido de credenciamento e/ou recredenciamento de IESjunto ao Ministério da Educação, a partir de um projeto estruturado em documentos fiscais e parafiscais da Entidade Mantenedora e os documentos referencias da IES. Assessoria na constituição da pessoa mantenedora (jurídica ou física), a quem cabe constituir patrimônio e rendimentos capazes de proporcionar as instalações físicas e os recursos humanos suficientes e gerir tais insumos de modo a garantir a continuidade e o desenvolvimento das atividades da IES.

Assessoria nos encaminhamentos de solução dos eventuais incidentes e entraves intercorrentes.

A avaliação institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior que divide-se em duas modalidades a Autoavaliação e a Avaliação Externa, esta realizada por comissão designada pelo INEP. A Autoavaliação é de responsabilidade de cada Instituição de Ensino Superior – IES e tem por finalidade avaliar a Instituição como um todo, por isso é preciso que seja feita de forma segura, responsável e rápida, pois os resultados dos questionários aplicados à toda comunidade acadêmica (docentes, discentes, pessoal técnico-administrativo, coordenadores e direção), deverá receber um adequado tratamento nas respostas para subsidiar a elaboração de um relatório que demonstre as fragilidades e as forças da IES, o que possibilitará elaboração do Plano Estratégico de atendimento às necessidades apontados na autoavaliação, contendo a relação de metas com os devidos prazos. Além disso, toda IES deve enviar ao INEP, via e-mec um relatório circunstanciado da autoavaliação, de forma a contemplar todas as dimensões avaliadas pelo SINAES.

Capacitar é tornar habilitado para o desempenho de uma função, é qualificar a pessoa para determinado trabalho.

A proposta da SIM! SOLUÇÕES EDUCACIONAIS consiste no desenvolvimento de programas de Capacitação para coordenadores, professores, pessoal técnico-administrativo e os demais profissionais que atuam na Instituição de Ensino, atualizando-os às tendências do mercado educacional, integrando em relação aos valores, à visão e a cultura da organização, bem como à legislação e normas educacionais vigentes.

Elaboração de modelo de ato constitutivo da mantenedora ou da mantida (Estatutos e/ou Regimentos), bem como apresentação de pareceres, esclarecimentos e orientações sobre as variadas formas admitidas na legislação civil que poderão se revestir e as formalidades e trâmites legais.

Análise dos atos constitutivos para verificação da regularidade fiscal e parafiscal de pessoa jurídica já existente, bem como a capacidade jurídica e patrimonial para a oferta do ensino superior e manutenção da instituição. Elaboração de regulamentos e planos institucionais que normatizam todas as atividades acadêmicas, bem como definem as regras e normas para a utilização das instalações e equipamentos disponibilizados.

Serviços de Consultoria e/ou Assessoria a instituições de ensino superior em assuntos ligados ao Direito aplicado às relações jus pedagógicas. Consiste na orientação e assistência, esporádica ou permanente, sobre os mais diversos assuntos legais e normativos relacionados ao Ensino.

Possibilita a interpretação e adequação da aplicação da legislação educacional para atender às necessidades e aos interesses das IES, a fim de garantir direitos e prevenir demandas. Acompanhamento permanente das decisões do Judiciário em questões educacionais, com análise crítica sobre o posicionamento de Tribunais e Juízes acerca dos temas do setor, possibilitando a elaboração de pareceres em questões de interesse das IES.

O Projeto Pedagógico de Curso é a sistematização da proposta de um curso, demonstrando a contextualização institucional, o perfil profissional, os objetivos do curso e, principalmente, o fluxograma de oferta e os conteúdos a serem desenvolvidos. O PPC é documento institucional e tem como função nortear o trabalho docente.

O Plano de Desenvolvimento Institucional contempla um conjunto de princípios e de propostas para serem executadas visando o desenvolvimento da Instituição de Ensino no período de cinco anos. Deve ser construído de acordo com a proposta de crescimento da IES e seus princípios integrados às condições de seu plano de expansão econômico-financeira.

Documento institucional que demonstra a identidade institucional (missão, visão, princípios e valores) de uma Instituição de Ensino e define suas políticas para todos os fins educacionais, de cidadania e de responsabilidade social. A elaboração deste documento se dá a partir do Planejamento Estratégico e todos os documentos institucionais se norteiam por ele.

Conjunto de serviços direcionados às Instituições de Ensino Superior que envolve assessoria pedagógica, secretaria e registros acadêmicos, adequação de instalações físicas, bibliotecas, laboratórios e outros, possibilitando-lhes condições para cumprir compromissos institucionais e legais.

Além da orientação permanente, são desenvolvidas visitas técnicas regulares à Instituição, que facilitam o contato com os seus diferentes setores, possibilitando a atualização constante de novos recursos e técnicas de trabalho e a formação de equipes de alta performance.

Identifica a situação atual em que se encontra a Instituição, demonstrando tanto as suas potencialidades – que poderão ser enfatizadas – quanto suas fragilidades – que precisarão ser superadas.

O diagnóstico Institucional compreende duas dimensões:

1. Diagnóstico econômico-financeiro: avaliação de custos; acompanhamento contínuo das Receitas e Despesas; definição de estratégias para definição de valores das mensalidades de cursos e programas; elaboração do planejamento econômico-financeiro e definição de estratégias financeiras e de investimentos.

2. Diagnóstico administrativo-acadêmico: análise dos documentos institucionais da Mantenedora e Mantida (Estatutos e Regimentos; condições institucionais da CPA; Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI; Projeto Político-pedagógico Institucional – PPI; Livros de atas dos órgãos colegiados); Análise dos Planos e Regulamentos Institucionais (Plano de Carreira Docente; Plano de Carreira do Técnico-Administrativo; Regulamentos Acadêmicos); Análise do Projeto Pedagógico dos Cursos já implantados; Análise da infraestrutura disponibilizada, compreendendo as instalações físicas, recursos humanos, equipamentos, acervo e condições de acessibilidade e Simulação de Avaliação Externa.

DiegoServiços Educacionais e de Gestão Escolar