Blog

Auto avaliação Institucional e a NT nº 65/2014

No comments

A SIM!, simplificando para você:

De acordo com a NT 65/2014, os Relatórios de Auto avaliação das Instituições de Ensino Superior – IES “… tem por finalidades fomentar a cultura de avaliação institucional e subsidiar os processos de avaliação externa, além de orientar a forma de apresentação do Relatório com um Roteiro”.

auto avaliaçãoAlém dessas instruções, a NT 65/2014, orienta quanto às versões do Relatório, que poderão ser apresentadas pelas IES: Versão Parcial e Versão Integral.

Na Versão Parcial, foi possível demonstrar as informações e ações desenvolvidas pela CPA, por eixos. Os eixos também estão definidos na NT, no item 3.3. Desenvolvimento.

Na Versão Integral, será necessário informar as ações desenvolvidas pela CPA, por eixo e, ainda, apresentar um texto que demonstre a evolução das avaliações, comparadas com as dos anos anteriores (na versão parcial de cada ano), relacionando com o PDI e, apresentar um plano de ação, que esteja relacionado às avaliações anteriores (2016 e 2017) e comparado com o Relatório de 2018, a ser postado em 31 de março de 2018.

Tais exigências tornam as auto avaliações, processos mais sérios e com efeitos mais efetivos em relação ao MEC, pois as Comissões Avaliadoras, terão um outro olhar para este documento. Portanto, a SIM! Soluções Educacionais, desenvolveu um Plano de Ação para Auto avaliação.

Trata-se de um conjunto de ações que tornarão o próximo Relatório de Avaliação de sua IES, naquele que ensejará um raio x da Instituição, mesmo que os Relatórios anteriores (2016 e 2017), não tenham sido elaborados de forma suficiente para subsidiar o Relatório na versão Integral, conforme orienta NT 65/2014.

Após a análise dos relatórios e reuniões virtuais com a CPA, serão sugeridas ações para a organização da auto avaliação, formas de sensibilização dos alunos e professores para a participação na coleta de dados, bem como revisão e sugestão dos questionários a serem aplicados à comunidade acadêmica, formas de aplicação, orientação e colaboração no tratamento das informações coletadas.

Para que o Relatório na Versão Integral seja elaborado conforme as instruções da NT 65/2014, também será necessárias reuniões com a Direção da IES, para apresentação do Relatório Parcial, que dará origem ao Plano de Ação, que deverá fazer parte do Relatório Integral. Também para esta ação a SIM! Colaborará com a CPA.

Nosso trabalho poderá ser desenvolvido a distância, até o momento que for necessária nossa presença. Mas, poderemos fazer uma visita sem compromisso, para avaliarmos as condições de oferta da IES e oferecermos um contrato de assessoria personalizado, na medida exata das necessidades da sua instituição.

AnniraAuto avaliação Institucional e a NT nº 65/2014

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *