Blog

Autorização em Educação a Distância

No comments

Importante observar regras e exigências quanto ao pedido de autorização de cursos na modalidade EaD.

 

Todo o processo de autorização de cursos nesta modalidade, apesar de parecer igual ao processo de autorização de cursos na modalidade presencial, existe especificidades que são exigidas somente para os cursos em EaD.

Isso pode ser observado, inicialmente, no preenchimento das informações no protocolo do pedido no sistema e-MEC. Posteriormente, no preenchimento do Formulário Eletrônico – FE, que contem mais especificidades abordadas a respeito da oferta a distância.

As exigências específicas continuam e, são mais minuciosas, no processo de verificação das condições de oferta durante as visitas de verificação in loco das Comissões Avaliadoras.

Um ponto que merece destaque e muita atenção, trata do corpo de tutores. É preciso muita atenção na escolha dos profissionais para este cargo, na quantidade de tutores presenciais e a distância, em suas competências e formação específica, bem como a comprovação de experiência na área.

Além disso, é importante ressaltar, que a equivalência de tutores está relacionada ao número de vagas solicitadas, assim como o número de docentes em regime de trabalho de tempo integral.

Uma saída para a comprovação da experiência dos professores e, principalmente, dos tutores, é a oferta da educação a distância nos moldes dos 20% permitido pela PORTARIA nº 1.134, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016, na educação presencial, que deve iniciar bem antes da visita da Comissão Verificadora.

A contratação de um suporte AVA e conteúdo, é essencial para este processo, que deve ser iniciado ao se desejar oferecer Educação a Distância. Além disso, uma assessoria para os ajustes durante o processo, que culminam com o acompanhamento da visita da Comissão Verificadora, também é indicado.

Professora Angelica Bocca

Pedagoga e pós-graduada em EAD

AnniraAutorização em Educação a Distância

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *