Blog

Formulário Eletrônico para IES – Atenção Para o Enunciado

1 comment

Todas as IES passam pelo preenchimento do Formulário Eletrônico – FE no sistema e-MEC, quando têm processos protocolados. O FE é última fase antes da visita de Comissão Verificadora.

Pois bem, apesar de existir indicações de documentos a serem utilizados como base às respostas, nem sempre os enunciados são claros, é preciso muita concentração para entender o que realmente está sendo pedido para poder descrever o que realmente os avaliadores precisam saber sobre cada Dimensão.

formulario-eletronico-para-ies

Outro ponto importantíssimo a ser considerado ao preencher o FE, é que os avaliadores se basearão nos conteúdos preenchidos em cada item para proceder a avaliação in loco. Logo, se o que estiver descrito não for o que efetivamente encontrarem e, não houver justificativa plausível, o item, certamente, receberá conceito inferior a 3, o que na composição da nota da dimensão causará prejuízo.

A forma como são descritas as informações, também são frutos de avaliação. Consequentemente, textos confusos, ou que não sejam efetivamente claros, podem ensejar conclusões dos avaliadores que não retratam a realidade. Portanto, os textos devem ser descritos com o objetivo de responder ao enunciado, porém, com clareza, objetividade e especificidade, para não causar interpretações errôneas e conclusões polêmicas.

Uma dica para que os textos sejam adequados e respondam aos enunciados, é que seja feito por uma pessoa e revisado por outra, que não esteja envolvida com o mesmo processo. Quando uma pessoa faz uma leitura e não entende, é porque o que está escrito não é claro, aí, temos a oportunidade de reformular o texto e, assim, facilitar o entendimento dos avaliadores.

É importante dizer que, os avaliadores são pessoas capacitadas, porém, o tempo que terão para a avaliação, verificação, preenchimento da avaliação etc., é muito curto e estressante. Portando, tudo que a IES puder fazer para minimizar o estres e otimizar o tempo dos avaliadores será muito bem-vindo e a avaliação será mais positiva.

Criar dificuldades para os avaliadores não é uma boa política.

Angelica Bocca Rossi

DiegoFormulário Eletrônico para IES – Atenção Para o Enunciado

Related Posts

1 comment

Join the conversation
  • janete - 6 de fevereiro de 2017 reply

    muito bom o seu artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *